30/09/2009

Cash

Não é grana (risos!)
É sobre Johnny R. Cash ou Johnny Cash, como ficou conhecido!
Cantor, compositor de música country, seus fãs chamavam ele de "Homem de Preto", com uma carreira de quase 50 anos junto com sua banda "Tennessee Two".

Nasceu em Arkansas, seu pai um fazendeiro pobre e alcóolatra, que abusava física e emocionalmente dos filhos. Começou a trabalhar com 5 anos de idade num campo de algodão. Jack, irmão mais velho, do qual Cash era muito próximo sofreu um acidente, ele foi puxado por uma serra de mad
eira no moinho em que trabalhava, sendo quase partido ao meio.

Cash começou a tocar violão e a compor ainda jovem. Ele passou a ser chamado de "John" depois de entrar para a Força Aérea Americana. Antes disso ele era conhecido como Johnny ou John R. Enquanto servia na Alemanha Cash compôs uma de suas músicas mais famosas, "Folsom Prison Blues".



Depois de ser dispensado Cash se casou com Vivian Liberto em 1954 com quem teve 4 filhas. Se mudou para Memphis, Tennesse
e, onde vendia ferramentas e estudava para ser locutor de rádio. De noite, Cash tocava com o guitarrista Luther Perkins e o baixista Marshall Grant, enquanto criava coragem para visitar os estúdios da Sun Records para tentar conseguir um contrato.

Quando sua carreira começou a subir no começo dos anos 60, Cash se viciou em anfetaminas e barbitúricos. Mesmo fora de controle ele conseguia criar suas músicas, um exemplo foi "Ring Of Fire"

Embora Cash cultivasse cuidadosamente sua imagem romântica de fora-da-lei, muitos fãs ainda se surpreendem ao saber que ele nunca cumpriu pena na prisão, apesar de sua selvageria e mau comportamento terem rendido a ele algumas noites na cadeia.
O problema mais sério de Cash com a lei foi em 1965 quando um esquadrão antinarcóticos em El Paso, Texas, o pegou em flagrante. Os oficiais pensavam que Cash trazia heroína do México, mas na verdade eram apenas anfetaminas, escondidas na caixa de seu violão. Cash também foi preso no ano seguinte em Starkville, Mississippi, ao invadir propriedad
e privada para apanhar flores. O mais notável foi que Cash voluntariamente ia a diversas prisões para tocar para os presos, pelos quais ele sentia imensa compaixão.

De 1969 a 1971 Cash estrelou seu próprio programa televisivo pela rede ABC, que contava com a participação de vários astros da música, como Neil Young e Bob Dylan. Cash apoiava o trabalho de Dylan antes mesmo de conhecê-lo, e os dois tornaram-se amigos depois de morarem na mesma vizinhança de Woodstock, em Nova Iorque, no final dos anos 60.

Em 1997 Cash foi diagnosticado com Síndrome de Shy-Drager, uma doença neuro-degenerativa, diagnóstico que mais tarde seria alterado para problemas no sistema nervoso associados à diabetes. Seu estado de saúde o forçou a encurtar uma turnê; ele foi hospitalizado em 1998 com grave pneumonia, que prejudicou seus pulmões. O álbum American III: Solitary Man, lançado em 2000, apresentava sua resposta à doença, representada por uma versão de "I Won't Back Down" de Tom Petty.

Cash lançou American IV: The Man Comes Around em 2002. O videoclipe de "Hurt", canção composta por Trent Reznor do
Nine Inch Nails, foi indicada em sete categorias do Video Music Awards da MTV, ganhando o prêmio de "Melhor Fotografia". Em 2004 "Hurt" também venceu o Grammy de "Melhor Videoclipe".



A esposa de Johnny, June Carter, faleceu de complicações decorrentes de uma cirurgia do coração em 15 de maio de 2003, aos 73 anos de idade.
Menos de quatro meses depois Johnny Cash morreu devido ao diabetes aos 71 anos de idade enquanto estava hospitalizado no Baptist Hospital em Nashville, Tennessee. Ele foi enterrado ao lado de sua esposa no Hendersonville Memory Gardens, perto de sua terra natal, Henderson
ville, Tennessee.


Bom galera, fiz isso de todo meu coração! Espero que todos gostem!


2 comentários: